16 de abril de 1996 - 00h00 - Cinusp Paulo Emílio
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21 de abril de 1996 - 00h00 - Cinusp Paulo Emílio
22 de abril de 1996 - 00h00 - Cinusp Paulo Emílio

Ficha técnica

Hombre Mirando al Sucleste
Argentina, 1986
Eliseo Subiela
Cor, 105min, 35mm.
Argumento: baseado no livro “A invenção de Morei” de Adolfo Bioy Casares
Música: Pedro Aznar
Elenco: Lorenzo Quinteros (Julio Denis), Hugo Soto (Rantés) e Ines Vernego.

SINOPSE:
“E se tudo não fosse como você acredita ?”. Talvez seja esta a grande questão para o psiquiatra Julio Denis. Trabalhando num hospital psiquiátrico, ele conhece um paciente chamado Rantés. Este paciente afirma ser na realidade um extraterrestre, ou melhor, a sua projeção holográfica. Embora absurdo para o médico a primeira vista (afinal tratava-se de um louco), os fatos acabam por introduzir dúvidas sobre a veracidade ou não da história de Rantés. Não existe qualquer registro da existência de Rantés, nem RG, nem ficha policial e nem ao menos impressões digitais. Além do mais ele parece ter poderes incomuns ... o que leva ao doutor Denis questionar se o louco que diz ser um extraterrestre realmente seria um E.T.?
E é sobre este enigma que se constroe este drama psiquiátrico, entre a loucura e a razão, entre a certeza e a dúvida, onde a aparências mais concretas passam a ser questionadas e a resposta torna-se cada vez mais inatingível. O filme resgata uma importante tradição argentina, o realismo fantástico. Aliás um de seus maiores expoentes, Julio Cortázar, empresta um de seus pseudônimos para o nome da personagem do médico, Julio Denis.
O filme nasce também da admiração de Subiela pelo “E.T.” de Spielberg. Em “E.T.” à medida que conhecemos melhor o extraterrestre, aumenta a nossa simpatia por ele mas no filme argentino cada vez nos tornamos mais inseguros quanto a identidade de Rantés. O filme chegou a ser indicado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas por problemas em relação a nacionalidade (havia dúvidas se seria um filme argentino ou uruguaio) sua candidatura acabou sendo revogada. Mesmo assim ganhou o Prêmio Internacional da Crítica no Festival Internacional de Toronto e saiu premiado no Festival Internacional de San Sebastian e de Cinema Latino Americano de Havana.

Homem Olhando ao Sudeste