27 de junho de 1996 - 00h00 - Cinusp Paulo Emílio

Ficha técnica

Marat/Sade
Inglaterra, 1967
Peter Brook
115min, cor.
Produção: Michael Birkett
Roteiro: Peter Weiss, Geoffrey Skelton, Adrian Mitchell (baseado na peça de Peterweiss
Fotografia: David Walkim (DeLuxe Color)
Montagem: Tom Priestley
Música: Richard Peaslee P
rodução Executiva: Sally Jacobs Direção de arte: Ted Marshal
Elenco: Patrick Magee (Marquês de Sade), Ian Richardson (Jean-Paul Marat), Glenda Jackson (Charlotte Corday), Clifford Rose (M. Coulmier), Brenda Kempner (Mme. Coulmier), Ruth Baker (Mlle. Coulmier), Michael Williams (Herald), Freddie Jones (Cucurucu), Hugh Sullivan (Kokol), Jonathan Burn (Polpoch).

SINOPSE:
O ponto de partida de Marat/Sade é um costume parisiense do início do século XIX. Era moda entre as audiências mais sofisticadas assistir perfomances teatrais interpretadas por internos em hospitais psiquiátricos, como parte de suas terapias.
A audiência vai a Charenton para assistir uma peça escrita pelo Marquês de Sade, um paciente do hospital. De Sade dramatizou o assassinato do líder revolucionário francês Jean-Paul Marat na banheira, utilizando o evento histórico para ancorar um debate imaginário entre ele e Marat, sobre política, sensualidade e violência. Depois da performance, De Sade explica à audiência que este drama pretendia estimular o questionamento da audiência; enquanto isso, os atores pacientes incitados pela retórica da peça, iniciam uma violenta revolta.
O filme é baseado em uma peça de Peter Weiss - um marco na produção teatral na década de 60 (combina técnicas Brechtianas e lições do filósofo teatrólogo Antonin Artaud).

Marat/Sade