De Crápula a Herói
Ficha técnica
II Generale della Rovere
Itália, 1959
Roberto Rossellini
Roteiro: Sérgio Amidei, Fabri, Montanelli
Fotografia: Cario Carlini
Montagem: Cesare Cavagna
Música: Renzo Rossellini
Elenco: Vittorio de Sica, Hannes Messemer, Sandra Milo, Giovanna Ralli, Anne Vernon, Vittorio Caprioli, Lucia Modugno, Giuseppe Rossetti
Produção: Moris Erges, Film-Roma, Societé Nouvelle des Établissements, Gaumont-Paris.
SINOPSE:
“Il Generale della Rovere persegue deliberadamente um triunfo de bilheteria. Mas nada disso impede que à luz das preocupações mais íntimas de Rossellini a sua última fita exprima o prolongamento harmonioso de uma meditação presente em toda sua obra. Minhas referências apóiam-se naturalmente nos filmes que conheço melhor, Paisà, Francesco, Uamore e Europa 51, e em todos eles palpita a busca ansiosa de uma verdade de vida, de uma autenticidade moral. Em II generale delia Rovere a natureza da reflexão continua a mesma, porém desta vez através de algumas minuciosas descrições do funcionamento da mentira.
“A mentira tem má reputação, mas é uma grande desconhecida. Um dos méritos de II generale delia Rovere é propor tarefas nesse terreno para as imaginações críticas. Crápula ou herói, a base do comportamento do principal personagem da fita é sempre a mentira. A prática do bem e do mal tem em comum um suporte de ficção. [...]
“Acredito que uma reflexão metódica com ponto de partida em ilustrações fornecidas pelo filme poderia conduzir a uma avaliação mais justa do papel da mentira na constituição de uma realidade civilizada. São tantas as ocasiões em que a única forma de comunicação entre os seres é o exercício da mentira, seu papel como estofo, cimento e válvula é tão eminente que se torna impossível imaginar o mundo sem sua presença harmonizadora. Não há conflitos entre a mentira e a verdade. Elas são complementares e nada se acorda tão bem com a serena mentira como doses mitigadas de seu contrário.” (SL II: 241-42).