E Deus Criou a Mulher
Ficha técnica
Et Dieu Créa la Femme
França, 1956
Roger Vadim
Roteiro: R. Vadim e R. J. Lévy
Fotografia: Armand Thirard
Montagem: Victoria Maecanton Cenário: Jean André
Elenco: Brigitte Bardot, Christian Marquand, Curd Jurgens, Jean-Louis Trintignant,
Georges Poujouly, Jeanne Marken, Jean Lefèvre
Produção: Iéna- Film U.C.I.L.
SINOPSE:
“Com menos de trinta anos, Vadim já tinha uma experiência variada de ator de teatro, jornalista, dialoguista, roteirista e assistente de direção de Marc Allégret. Segundo o testemunho de Raoul Lévy, essas qualificações, semelhantes as de tantos outros, não foram decisivas. Os sucessos femininos de Vadim, bastante comentados nos meios do cinema e jornal, é que chamaram a atenção do produtor. Sentiu ele com grande acuidade que a situação anunciava um homem cuja sensibilidade era trabalhada por vivências diretas, de primeira mão, de uma realidade humana cujos contornos cada vez mais acusados, ainda não se haviam refletido nos filmes. [...]
“Compete aos artistas fazer-nos enxergar de maneira totalmente nova os objetos familiares na arte ou na vida, e Vadim executou essa proeza com a cama. Esse acessório eminente de certo teatro francês -basta lembrar Feydeau- herdado e usado abundantemente pelo cinema, assume, nas imagens de Vadim, um valor de descoberta. A colcha, o lençol e o travesseiro adquiriram em Et Dieu créa la femme uma realidade artística inédita. Abriu-se ao cinema um novo domínio, assim como o primeiro artista holandês a incluir objetos de cobre numa natureza morta deu à pintura uma dimensão diferente. Os leitos de outros filmes de Vadim, de Louis Malle, Alain Resnais ou Jean-Luc Godard são a descendência direta daquele de Et Dieu créa la femme, em que Juliette ama e brinca com o marido.
“Veremos que não foi por acaso que, em E Deus Criou a Mulher, uma das grandes contribuições plásticas de Vadim consistiu na descoberta da cama.” (SL II: 188-90)