identidades em trânsito
Sinopse
La Muerte de Videoman
Espanha, 2010, cor, video digital e 16mm, 8
exibição digital
direção: Fernando Llanos e Gregorio Rocha
sinopse: O vídeo narra as vicissitudes de Videoman do outro lado da fronteira do México, onde ele vai para apresentar suas intervenções em vídeo sobre a invasão de Pancho Villa e a violência extrema do narcotráfico, impulsionadas pelas políticas impostas por Washingtion.
Romantic Boredom Has Never Been So Exciting
México, 2011, cor, digital, 5
direção: Narda Alvarado
sinopse: A artista segura com as duas mãos uma folha de papel, como se estivesse controlando um volante. Um video é projetado na folha, ao mesmo tempo em que a situação é filmada e projetada em uma tela grande. Com isso, ela procura mostrar seu estado de espírito.
The Game Is Never Over
México, 2013, cor, digital, 5
direção: Juan Carlos de la Parra
sinopse: Através de narrativa ao estilo de videogames, o artista retrata a si próprio transitando por caminhos e vencendo obstáculos impostos por uma sociedade consumista.
518
México, 2011, cor, digital, 8
direção: Nicolás Spencer
sinopse: O vídeo propõe uma recriação performática dos 518 dias aos quais o artista fora condenado a manter-se recluso. Dessa maneira, ele tenta compreender os regimes de exclusão e de construção de identidade do louco ou do criminoso, subcodificadas pela sociedade e por sua noção de liberdade.
Estereotyper
Paraguai, 2013, cor, digital, 2
direção: Belka Sputnik
sinopse: A partir do uso da ferramenta de busca do Google, a artista reflete a respeito dos estereótipos que são fabricados coletivamente através da rede
Like a Selknam
Rotterdam, 2005, cor, digital, 2
direção: Marcela Moraga
sinopse: Em uma paisagem artificial em Rotterdam, a artista ouve no rádio sons originados em ambiente natural. Assim, ela trabalha com a idéia de natureza e espaços artificiais dentro de cidades.
Chavín y Píxel
Chile, 2009, cor, digital, 6
direção: Marcela Moraga
sinopse: Chavin y Pixel é um projeto de animação inspirado na estranha semelhança que há entre o grafismo desenvolvido pelas culturas pré-colombianas e a estética eletrônica com imagem pixelada.
Puschka I
Bolívia, 2010, cor, digital, 5
direção: Aruma (Sandra De Berduccy)
sinopse: Execução performática de uma composição musical a partir do entrelaçamento dos fios de fitas cassetes, formando um tecido sonoro. Assim, a composição musical manipula os conteúdos sonoros de velhos cassetes, que fazem referência às memórias de uma tecedora.
Celeste
Chile/Paraguai, 2007, cor, digital, 4
direção: Valentina Serrati
sinopse: Inspirado no livro A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, o video explora um estado mental alienado pelo isolamento físico e emocional. Através de atos performáticos, o video envolve-se e registra espaços particularmente altos no centro de Santiago, no Chile.
Cartografías
Chile, 2012, cor, digital, 19
direção: Enrique Ramírez
sinopse: A partir da exploração da paisagem, o artista constrói imaginários geopoéticos.
Proyecto Tuza
Colômbia, 2012, cor, digital, 9
direção: Christian Lizarralde Gómez e Adriana Guzmán Amaña
sinopse: O vídeo faz parte do projeto Tuza, que explora formas de interpretação de materiais sonoros pré-hispânicos, através de tecnologias digitais. Seu objetivo é permitir ao público escutar propostas sonoras construídas a partir de gravações de peças arqueológicas, fazendo o espectador entender o som como forma de patrimônio cultural.