jogos de linguagem
Sinopse
Aphanousia
Espanha, 2010, cor, digital, 5
direção: Maya Watanabe
sinopse: Aphanaousia, do agrego: a - prefixo negativo; pah(n) aparecer, mostrar; pusía essência, substância. A partir deste conceito grego, a artista mostra uma atriz interpretando diálogos retirados de diversos filmes do cinema clássico, suspendendo seu sentido original.
Midiendo el Ser
Espanha/Chile, 2006, cor, 16mm, 5
exibição digital
direção: Sebastián Schmidt
sinopse: Um filme que não conta uma história narrativa linear, tendo como referência filmes de artistas dos primeiros anos do cinema experimental. As cenas, os enquadramentos e a montagem compõem um conjunto de proposições visuais. O trabalho é visto como uma reflexão sobre a relação entre palavra e imagem em movimiento.
Especie Doméstica
Colômbia, 2011, cor, digital, 3
exibição digital
direção: Alejandra Rincón
sinopse: A obra tem como antecedente um projeto de 2009, que reflete sobre os géneros tradicionais da pintura: a natureza morta, o retrato e a paisagem. A artista brinca com códigos dessa arte para compor uma performance de objetos.
Vacío, Correspondencia y Colisiones de Escritorio
Colômbia, 2011, cor, digital, 7
direção: Alejandra Rincón
sinopse: Através da utilização de elementos cotidianos, como um pedaço de papel e uma esfera, a artista constrói cenas que funcionam como um exercício de composição.
Las Sirenas ya no cantan
Colombia, 2010, cor, digital, 3
direção: Hugo Marín
sinopse: O projeto surge a partir de um fracasso amoroso, do qual restou apenas uma curta gravação em vídeo.
Límites 1ª Persona
Espanha, 2009, cor, digital, 6
direção: León Siminiani
sinopse: O diretor reflete sobre o fracasso de sua vida sentimental através de um vídeo feito a partir de imagens gravadas em uma viagem ao deserto. Assim, ele despe e desconstrói a retórica sentimental cinematográfica, ao mesmo tempo em que desconstrói sua própria história amorosa.
Voodoochild OnionSkin
2013, cor, digital, 12
direção: Christian Oyarzun
sinopse: Voodoochild é uma banda de DIY (Faça Você Mesmo) cyberpunk de Santiago, no Chile. Seu único membro humano é Christian Oyarzún, um artista de mídia, sendo o restante da banda composta por uma série de software e hardwares. Em Voodoochild, as práticas de bricolagem são respaldadas por uma concepção crítica de tcnologia, que questiona o estado atual das coisas.
Transferring, Storing, Sharing and Hybriding: The Perfect Humus
Alemanha, 2010, cor, digital, 16
direção: Marcello Mercado
sinopse: O que estamos armazenando a cada segundo em nossos cérebros, discos, servidores, códigos genéticos? Quais conexões são geradas entre esses conteúdos? Considerando a realidade contemporânea como um processo de hibridização e apropriação, o trabalho reflete sobre a relação entre arquivos digitais, genoma humano, dados de satélite e bancos de dados, o amálgama que fertiliza o futuro.
SUMMA Notations
Alemanha, 2012, p&b, digital, 4
direção: Marcello Mercado
sinopse: Trabalho que explora a possibilidade de construir um musical-composto com os restos de algumas composições do período clássico, reescrevendo novos tipos de notas e sistemas de valores.
DELETE
Alemanha, 2012, p&b, digital, 10
direção: Marcello Mercado
sinopse: O artista tenta criar uma linguagem que apague outras linguagens a partir da criação de um novo alfabeto não convencional.
Going and Going: A Paper computer game
Bolívia, 2012, cor, digital, 12
direção: Narda Alvarado
sinopse: Réplica das interfaces digitais dos videogames através de trabalho artesanal com desenhos e papéis cortados.
Controles
2006, cor, digital, 36
exibição digital
direção: Pablo Muller
sinopse: Com a aparição do Youtube, a criação e distribuição de vídeos multiplicou-se exponencialmente. Nesse video o artista faz um jogo entre o ato de gravar, exibir, e as condições que se interpõem e alteram nossa maneira de ver.