19 de junho de 2013 - 16h00

Sinopse

Si las Pinturas Hablaran

Chile, 2007, cor, digital, 5’

direção: Pablo Müller

sinopse: Através dos meios de intervenção digital, o autor consegue realizar uma fantasia: fazer falar os personagens de algumas das mais emblemáticas pinturas da história da arte.

 

Escena Pasional del Arte, da Trilogia de Arte Chilena

Chile, 2006, cor, digital, 4’

direção: Yael Rosenblut

sinopse: Pasional é um dos videos da “Trilogia de Arte Chilena”, projeto concebido por Yael Rosenblut como uma maneira de interpretar peças chaves na pintura chilena do século XIX. A artista recria a pintura "Señor Ramón Martínez Luco y Caldera y su hijo José Fabián", do pintor José Gil de Castro, em formato de video-clipe, utilizando como intérprete um famoso e polêmico curador e crítico de arte, e um artista plástico chileno de orgiem mapuche. O video alude às relações de poder que se estabelecem no campo artístico e social chileno.

 

El Beso, Amor Sublime, da Trilogia de Arte Chilena

Chile, 2009, cor, 16mm, 6’

direção: Yael Rosenblut

sinopse: Video baseado na pintura “La carta”, de Pedro Lira. A artista é a protagonista de uma cena que pretende decifrar o mistério e o segredo deste quadro.

 

La Perla del Mercader, da Trilogia de Arte Chilena

Chile, 2009, cor, digital, 7’

direção: Yael Rosenblut

sinopse: Video baseado na pintura “La Perla Del Mercader”, de Alfredo Valenzuela Puelma. A obra é considerada a primeira pintura chilena a exibir um nu, retratado a partir de modelos clássicos de representação. A artista propõe uma atualização deste quadro, aludindo ao “Sequestrador de Amstetten”, um padre que manteve sua filha, com quem teve sete filhos, presa durante vinte e quatro anos.

 

G.O.D. – Gardener of Delights

Espanha, 2012, cor, digital, 2’

direção: Maite Cajaraville

sinopse: O vídeo mostra o processo e os resultados de uma instalação interativa onde o público torna-se protagonista de uma das pinturas mais emblemáticas do nosso imaginário: O Jardim das Delícias Terrenas, de El Bosco.

 

Coyotería

México, 2007, cor, digital, 17’

direção: Yoshua Okón

sinopse: Coyoteria é uma reconfiguração da peça Eu Amo a América e a América me Ama, de Joseph Beuys.

 

Circuladô

Brasil, 2007, p&b, digital, 5’

exibição digital

direção: André Parente

sinopse: Versão mono canal da instalação Circuladô. No vídeo, diferentes personagens giram em torno de si mesmos, tentando representar experiências de transe: a morte, a loucura, a busca pelo destino. As imagens de arquivo são retiradas de filmes, nos quais os movimentos dos corpos se apresentam como um tributo à história do cinema e às experiências centradas no corpo, que aludem ao canibalismo, ao carnaval, ao movimento da antropofagia brasileira, ao cinema novo, ao cinema marginal, e ao neoconcretismo.

 

Dos veces adiós

Chile, 2010, cor, digital, 3’

exibição digital

direção: Nicolas Grum

 

sinopse: O artista apresenta a paráfrase de um episódio do filme “E o Vento Levou”, com um jovem casal, em uma cidade qualquer.

 

 

Sunset Boulevard

Uruguai, 2011, p&b, digital, 2’

exibição digital

direção: Brian Mackern

sinopse: A partir de algumas cenas do filme Crepúsculo dos Deuses, de Billy Wilder, o realizador constrói novas combinações da relação entre imagem e som, revelando o conteúdo plástico e coreográfico desse clássico do cinema. Esta peça faz parte da série [cinema.tik][living.stereo][soundtoys.remixed], que Mackern costuma apresentar em tempo real.

 

Le Paradis

Espanha, 2010, p&b, digital, 4’

exibição digital

direção: María Ruido

sinopse: Através da apropriação de fragmentos dos filmes "Nathalie Granger", de Marguerite Duras, e “En rachâchant" de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub, baseado em conto de Duras, a autora traça um autoretrato do susposto paraíso da infância, em seus conflitos e contradições.

 

Remoto País

Chile, cor, 2012, digital, 4’

exibição digital

direção: Nicolás Grum

sinopse: Recompilação de cenas de filmes que retratam o Chile, sempre de um ponto de vista exótico. Os fragmentos propõem uma leitura deslocada das relações geopolíticas e o imaginário da industria cinematográfica.

 

Fuera de serie

Espanha, 2012, cor, digital, 35’

exibição digital

direção: María Cañas

sinopse: O filme opera como um zapping delirante do imaginário televisivo de uma nação que dialoga com os estereótipos sociais espanhóis transmitidos através da televisão pelo poder político atual.

tela canibal