9 de setembro de 2016 - 16h00 - Cinusp Paulo Emílio
17 de setembro de 2016 - 18h00 - Cinusp Maria Antônia

Sinopse

Japão, século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador, um sacerdote  e um camponês procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako  e o assassinato do marido dela, Takehiro, um samurai. Em flashback é mostrado o julgamento do bandido Tajomaru, onde acontecem quatro testemunhos, inclusive de Takehiro através de um médium. Cada um é uma "verdade", que entra em conflito com os outros.

 

Paulo Emílio: "Se o povo e a crítica não gostaram de Rashomon e A porta do inferno, não foi porque essas obras não lhe parecessem autenticamente japonesas, mas sim porque no quadro da produção nacional eram audaciosas expressões de vanguarda estética. Aliás, a partir de Rashomon, manifestou-se algo de novo na vida cinematográfica japonesa, com a atenuaçao do divórcio existente entre a produção nacional e as elites do país."

Ficha técnica

Japão, 1951, 88’

direção: Akira Kurosawa

Rashomon