31 de agosto de 2017 - 16h00 - Cinusp Paulo Emílio

Sinopse

Dez escolas de nove cidades, em sete estados, estão representadas nos filmes selecionados para o Cinema em Curso Petrobras, além de outras três escolas que integram a Mostra Brasil e o Panorama Paulista. Os filmes selecionados tratam de vários temas, com abordagens distintas, mesclando originalidade e um forte tom referencial.Pelo terceiro ano consecutivo o programa, espaço cativo da produção universitária de audiovisual no Festival, ganha a chancela especial da Petrobras. Este ano, o processo de seleção foi responsabilidade exclusiva do comitê de seleção. Ainda assim, também pedimos aos cursos de cinema e audiovisual indicações de filmes que melhor as representassem, para em conjunto com os filmes inscritos montar o panorama aqui apresentado.Dentre os filmes selecionados, temos um representante da seleção da Cinéfondation do Festival de Cannes este ano e outros títulos com extensa carreira internacional, mostrando a potência do cinema universitário brasileiro. O que mais nos chama a atenção é a diversidade de gêneros, prova de uma produção audiovisual que mescla com habilidade referências e experiências pessoais, experimentações e adequação a uma narrativa clássica, munidos de um domínio da linguagem.

Classificação Indicativa: 12 anos

Ficha técnica

Como Areia do Mar
Brasil, 2016, 18’
direção: Raphael Sampaio
sinopse: Compilado de memórias de três idosas, a partir das quais suas histórias de vida se cruzam e se misturam a serviço de sensações múltiplas, refletindo as dores, traumas e opressões vividas.

Entre Janelas
Brasil, 2017, 9’
direção: Joyce Cury
sinopse: Caminhar sobre o Minhocão e imaginar o que se passa por trás de algumas janelas. Fabular sobre as pessoas, suas vidas e histórias. A observação do outro como condição inerente a esse espaço urbano.

Pequenos Animais Sem Dono
Brasil, 2016, 13’
direção: Maju de Paiva
sinopse: Olivia e Arthur passam seus dias fora de casa. Vagam pelo condomínio, ouvem música e sonham com algum lugar longe dali. O dia em que Olivia descobre um gato sem dono no mato dá início a uma jornada de perda da inocência.

Euclydes
Brasil, 2016, 15’
direção: Catarina Cavallari
sinopse: A partir filmes de família filmados por Euclydes Cavallari em 16mm, 8mm e super-8 entre as décadas de 1950 e 80. Tratando da tensão entre o ambiente familiar e o coletivo, é um filme sobre o cinema como memória - íntima e ao mesmo tempo histórica.

O Poste
Brasil, 2017, 15’
direção: Lucas Abreu, Gabriela Giffoni
sinopse: Apatia. Depressão. Tédio. Desamparo. São os estados psíquicos que regem os moradores de um bairro em uma metrópole em tempos de crise. As pessoas começam a usar o poste como analista, expondo dor e frustração.

Cinema em Curso Petrobras 4