O FILME DO CRÍTICO
Queremos Ver Esses Filmes
A intensificação da pesquisa em torno da produção da crítica cinematográfica teve início com os Congressos de Cinema, na década de 50, e tomou maior impulso a partir do texto de Paulo Emilio Salles Gomes sobre a revista Cinearte, em Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte (1974). Esse processo vem resultando em estudos acadêmicos e publicação de antologias, reunindo textos de críticos como Paulo Emilio, Francisco Luiz de Almeida Salles, Vinicius de Moraes e Ely Azeredo.
A mostra O Filme do Crítico se inscreve nesse movimento de interesse em relação ao pensamento cinematográfico, só que voltando-se para a atuação do crítico como cineasta. Acreditamos que os filmes selecionados compõem um panorama significativo, apesar de estarem longe de esgotar o tema.
Ficaram de fora, por exemplo, Alameda da Saudade, 113 (1951), de Carlos Ortiz, Mulheres e Milhões (1961), de Jorge lleli, Aula de Sanfona, de Inácio Araújo - episódio de As Safadas (1982) - e Destruição Cerebral, Esmagamento Craniano, Precipitação, Fraturas Generalizadas (1976), codirigido por José Carlos Avellar.
Com a Mostra queremos homenagear esses críticos-cineastas, em especial David Neves - falecido no dia 23 de novembro de 1994 - representado aqui como diretor de Memória de Helena e fotógrafo de A Noiva da Cidade.
Organizadores: Arthur Autran, Glênio Póvoas, Guiomar Ramos, Luciana Araújo.