Memória de Helena
Ficha técnica
Memória de Helena
Brasil, 1969
David E. Neves
Rio de Janeiro, Eastmancolor, 35mm.
Roteiro: David E. Neves e Paulo Emilio Salles Gomes
Argumento: David E. Neves
Fotografia: David Drew Zingg
Montagem: João Ramiro Mello
Narração: Vanda Sá
Música: 5° Concerto para Clarinete, de Brahms; Sonata n° 2 para Piano, de Beethoven; Sonata, de Grieg; Sonata para Violino e Cravo, de Haendel
Som: Aloísio Vianna, Geraldo José
Assistência de direção: Guilherme Rodrigues
Gerente de produção: Mair Tavares
Produção: David E. Neves, Julio Bressane, Júlio Gräber
Cias. produtoras: Filmes da Matriz e Produtora Cinematográfica Mapa
Elenco: Rosa Maria Penna, Adriana Pietro, Arduino Colasanti, Joel Barcelos, Humberto Mauro, Olga Danitch, Áurea Campos, Neyla Tavares, Mair Tavares.
SINOPSE:
Depois do suicídio de Helena, Rosa e Renato recordam suas ligações com a amiga. Através de um diário e de alguns filmezinhos domésticos, se reconstitui a trajetória de Helena, desde seu cotidiano em Diamantina e a mudança para o Rio de Janeiro até seus últimos dias.
Sobre David Neves
David Eulálio Neves (1938-1994) nasceu no Rio de Janeiro e escreveu suas primeiras críticas de cinema no final dos anos 50 em O Metropolitano, órgão da União Metropolitana dos Estudantes do Rio de Janeiro, onde também colaboravam outros jovens como Carlos Diegues, Sérgio Augusto e Arnaldo Jabor.
Nas páginas de O Metropolitano, do Jornal do Brasil e da Tribuna da Imprensa, exercitou a militância pelo cinema brasileiro - informando, comentando e argumentando pelos filmes do Cinema Novo. "Líder ecumênico" do movimento, de uma "liderança sentimental e estilística", segundo Cacá Diegues, David Neves publicou em 1966 O Cinema Novo no Brasil e, em 1993, Cartas do Meu Bar, com anotações e reflexões sobre bares, cinema, amigos e projetos. Nos anos 70 e 80, escreveu artigos para a revista Filme Cultura.
A partir de 1960, quando foi assistente de câmera em Couro de Gato, de Joaquim Pedro de Andrade, David Neves trabalhou em diversos filmes, seja como assistente, fotógrafo ou produtor. Em 1969, dirigiu seu primeiro longa, Memória de Helena, depois de realizar alguns curtas, entre eles Mauro, Humberto (1967).
Daí por diante, privilegiou o trabalho como diretor, realizando dez curtas documentais sobre cultura e literatura em parceria com Fernando Sabino (entre 1974 e 1976), além dos longas-metragens Lúcia MacCartney, uma Garota de Programa (1970), Flamengo Paixão (1980), Luz del Fuego (1981) e a trilogia sobre a zona sul carioca: Muito Prazer (1979), Fulaninha (1985) e Jardim de Alah (1988).