25 de março de 1996 - 00h00 - Cinusp Paulo Emílio
26 de março de 1996 - 00h00 - Cinusp Paulo Emílio
27 de março de 1996 - 00h00 - Cinusp Paulo Emílio
28 de março de 1996 - 00h00 - Cinusp Paulo Emílio
29 de março de 1996 - 00h00 - Cinusp Paulo Emílio

Ficha técnica

Martha
Alemanha, 1973
Rainer Werner Fassbinder
Cor, 112min, 35mm.
Roteiro: Fassbinder, inspirado em “For the Rest of Her Life” de Cornell Woolrich Fotografia: Micliael Balhaus
Cenografia: Kurt Raab
Montagem: Liesgret Schimitt-Klink
Elenco: Margit Carstensen, Karlheinz Bohm, Gisela Fackeldey, Adrian Hoven, Barbara Valentin, Ingrid Caven, Ortrud Beginnen, Wolfgang Schenck, Gunter Lamprecht, Peter Chatel, El Hedi Ben Salem, Kurt Raab e Rudolf Lenz.

SINOPSE:
Martha, uma mulher atraente e virgem por volta dos trinta anos, está de férias em Roma com seu pai. Durante um passeio pela cidade ele sofre um ataque do coração e morre. No pátio da embaixada da Alemanha, Martha encontra um homem um pouco mais velho. Os dois ficam evidentemente fascinados um pelo outro. De volta à Alemanha, algum tempo depois, Martha revê este homem numa recepção de casamento. Seu nome é Helmut Salomon. Atraída pelo seu charme e personalidade dominadora, Martha encanta-se completamente e eles casam-se em seguida. Durante a lua de mel, Helmut começa a “educar” Martha com sua suavidade persuasiva, ainda de maneira descomprometida. No retorno deles, ele anuncia que alugou uma nova casa. Lá ele pretende isolar Martha cada vez mais. A seguir, ele informa o chefe de Martha, sem ela saber, que ela não voltará ao seu trabalho na biblioteca. Então, ele desconecta o telefone. Helmut quer que Martha desate todos os laços com mundo exterior, para que ela exista somente em função dele. Suas manifestações de afeição são mais da natureza de ataques e sempre com intenção sádica. A partir daí a situação se desenrola de maneira extrema.

Rainer Werner Fassbinder (1946-1982)
Foi ator, realizador e autor de peças e roteiros de cinema. Adaptou peças de teatro, inclusive radiofônicas e publicou diversos livros. É reconhecido como um dos mais versáteis autores do cinema contemporâneo. Seu estilo único, cínico, irreverente, crítico, marcou o cinema alemão com 41 títulos de longas-metragens e séries, desde 1969. Principais filmes: O Amor é Mais Frio que a Morte (1969), As Lágrimas Amargas de Petra von Kant (1971), Effi Briest (1974), Bolwieser (1976), O Casamento de Maria Braun (1979), Berlin Alexanderplatz (1979-80), Lili Marlene (1980), Lola (1981) e Querelle (1982).
“Martha não está sendo realmente oprimida, mas condicionada. Esse condicionamento é praticamente o mesmo que opressão. Martha não consegue sobreviver por sua própria conta e ela por fim consegue exatamente o que quer. Muitos homens simplesmente não sabem como oprimir as mulheres da maneira como elas gostariam de ser oprimidas." (Fassbinder)

Martha