O Sertão das Memórias
Ficha técnica
O Sertão das Memórias
Brasil, 1996
José Araújo
Roteiro: José Araújo
Produção Executiva: José Araújo e Michelle Valladares
Fotografia: Antônio Luiz Mendes
Montagem: Ismael Saavedra
Música: Naná Vasconcelos
Som: Anton Herbert e Márcio Câmara
Elenco: Antero Marques Araújo, Maria Emilce Pinto, Ednardo Braga, Father Juvemar Matos, Walter Filho, Francisco Neto.
SINOPSE:
Antero e Maria estão cercados de fotos preto e branco nas paredes de um pequeno cômodo de uma casa. Os retratos mostram rostos jovens e velhos. São retratos de sertanejos. O Sertão das Memórias conta a história de um casal de sertanejos. Maria é a encarnação feminina de Jesus. Ela convida as beatas a uma missão de pregação pelo sertão, onde testemunham o cotidiano, alegrias, mazelas da gente do campo e dos pequenos vilarejos. Na sua jornada, as beatas ouvem histórias sobre o Dragão, o explorador inimigo do povo.
Maria encontra Antero, ao pé da árvore da vida. Antero é o trabalhador forte, heróico símbolo do camponês. Suas mãos calejadas revelam anos de trabalho nas terras áridas. Ele se vê como descendente direto do profeta do Velho Testamento. A história de Antero e Maria torna-se interligadas e as memórias e tragédias coletivas do sertanejo constróem este filme.
Através do sonho, Antero prevê o fim do mundo, pragas sobre a terra. Imagens bíblicas o ajudam a interpretar este sonho e, como Maria, ele encontra o Dragão de muitas faces: Antero vê, no horizonte, os quatro cavaleiros do Apocalipse. Após esta visão, o sofrimento do sertanejo parece aumentar. Políticos em busca de votos, capitalistas mudando o curso da água do vilarejo para banhar suas terras particulares, agitadores que desacreditam religiosos vão confundindo a vida do povoado. Apenas Antero e Maria, participantes da revolta contra os “Dragões”, parecem ter a convicção de que a existência do adversário é necessária, parte da profecia. Eles continuam acreditando na liberdade, guiados pelos seus santos e mártires.
O Sertão das Memórias é um filme que fica na retina após seu término, onde cada um vai construindo sua interpretação daquilo que acabou de assistir. O filme mistura estilos de documentário e ficção, numa história anticonvencional, apresentada mais como uma alegoria do que como uma narrativa clássica.
No sertão, a agitação política está misturada com misticismo e fervor religioso. O filme é um testemunho da cultura do sertanejo, de seu amor pela terra, de suas memórias, de sua poesia e espiritualidade.