SEMINÁRIO DOCTV


O Seminário DOCTV revela uma dimensão do Programa DOCTV presente na origem de todas as suas frentes de gestão - o pensamento sobre o documentário.
Esta face pouco visfvel do DOCTV foi evidenciada inicialmente nas oficinas para formatação e desenvolvimento de projetos, que materializaram o esforço contínuo de associação da engenharia de produção do DOCTV ao debate do documentário, ao erguer pontes entre expoentes do documentário brasileiro e autores-proponentes de projetos nos Concursos DOCTV.
Este mesmo esforço tem como ponto de partida o Regulamento dos Concursos DOCTV que, após uma profunda reformulação, propõe um formato inédito de apresentação de projetos de documentário.
Este formato busca criar um novo itinerário - ou como gostamos de chamar: uma nova "engenharia de tráfego para o pensamento” - que solicita aos participantes a exposição clara de idéias audiovisuais criativas, sem qualquer limitação temática ou de linguagem. Pois acreditamos que todo regulamento carrega a responsabilidade de propor questões relevantes, capazes de provocar no autor reflexões que o auxiliem na construção de seu projeto de documentário.
Imaginamos que quanto mais nos aproximarmos dessas questões, tão mais próximo cada autor-proponente estará de travar o grande diálogo com o que quer que seja "realidade", processo fundante de todo o documentário.
O Seminário DOCTV é, portanto, mais que uma apresentação do grande debate em curso; é uma das formas que encontramos para aperfeiçoarmos o Programa DOCTV, nos habilitarmos ao grande desafio do diálogo com a cultura audiovisual do brasileiro (culturas?), e intervirmos sobre ela, estimulando a emergência de olhares sobre o nosso país à altura de seus impasses.
Dessa forma, o Seminário DOCTV traz 20 documentários produzidos nas duas primeiras edições do Programa DOCTV numa mostra e Eduardo Coutinho, Jean-Claude Bernardet, Giba Assis Brasil, Leandro Saraiva, Nelson Hoinetf, Newton Cannito, Eduardo Escorel, João Moreira Salles, Stella Senra e Cláudia Mesquita em 5 mesas que travam debates acerca de algumas das questões cruciais do documentário brasileiro contemporâneo, como a predominância da entrevista como estratégia de abordagem à realidade; o diálogo cada vez mais intenso entre os formatos documentais e os gêneros audiovisuais dominantes, em especial na televisão; o lugar do documentário no mercado audiovisual brasileiro e Internacional e os possíveis reflexos estéticos deste posicionamento; os dilemas éticos, estéticos e profissionais que se impõem ao realizador contemporâneo frente à crescente complexidade das relações documentarista X personagem real documentado; as novas estratégias de abordagem à realidade apresentadas pela produção atual.
Deste modo, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, a TV Cultura e a ABEPEC (Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais), instituições realizadoras do DOCTV - Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro, se associam ao Cinusp “Paulo Emílio”, ao Departamento de Comunicação da PUC-RIO e à ABD (Associação Brasileira de Documentaristas) para a construção dessa ponte.

Coordenação Nacional do DOCTV.