E ENQUANTO ISSO... ROTEIROS MÚLTIPLOS


"E enquanto isso..." uma expressão muito usada quando contamos para alguém a história de um filme multiplot que acabamos de ver. Apesar do termo "multiplot" em si parecer complicado e talvez até técnico demais, estes filmes cada vez ganham mais popularidade e destaque no cinema contemporâneo. Filmes cuja história não abrange apenas a trajetória de um único personagem, a narrativa dos filmes multiplots se desenvolvem em diversas linhas de ação simultâneas, que, na maioria das vezes, se interligam e se influenciam, gerando uma visão ampla da história contada.
E exatamente pela escolha destes filmes ser baseada em uma estrutura de roteiro e não numa temática pré-definida, o universo de filmes escolhidos é amplo, reunindo numa mesma mostra filmes com estéticas e propostas muito distintas entre si. Exemplo claro pode ser observado ao contrapor filmes como Syriana e Dolls, cujos ritmos se diferem muito. Se em Dolls o tempo é distendido, nos levando a aprofundar nosso pensamento e refletir sobre a questão do amor, em Syriana o ritmo frenético e a quantidade de informações sobre a questão do petróleo nos deixa aflitos não só com o filme em si, mas com toda a questão discutida.
E como em Syriana, é comum em roteiros multiplots a discussão de um tema específico, usando seus personagens como símbolos da discussão presente no filme. Crash é um bom exemplo, levantando a discussão do preconceito entre os diferentes grupos étnicos e sociais nos EUA, personagens que são unidos pela eventualidade de um acidente de carro.
A eventualidade é outra marca forte de união dos núcleos nestas histórias, a coincidência unindo personagens. E se em Crash, Amores Brutos e Inverno Quente acidentes de carro unem as narrativas, em O Doce Amanhã a premissa inicial do filme é um acidente de um ônibus escolar que une os pais de uma pequena cidade em um misto de dor e raiva.
Se Agora ou Nunca, Alila e Sin City são filmes que também não se aproximam temática ou esteticamente, é no seu recorte que eles se assemelham: os personagens compartilham o mesmo espaço de vivência. Em Alila, um condomínio em Tel Aviv, em Agora ou Nunca, um conjunto residencial de periferia na Inglaterra; e em Sin City, apesar de espalhados em uma cidade, os personagens compartilham toda a vivência deste submundo do crime.
Também o crime, porém agora sobre a articulação de um específico, é o ponto de união dos diversos personagens de Jackie Brown que, como ela, tentam lucrar com o roubo de uma mala de dinheiro.
Assim como a própria estrutura multiplot, que aproxima mundos às vezes distantes entre si, a mostra "E enquanto isso... - Roteiros Multiplots" também aproxima filmes improváveis e universos fílmicos distintos, reunindo filmes de oito nacionalidades e diversos mundos.

Ana Luíza Béco.