6 GODARD 3 RESNAIS


O CINUSP Paulo Emílio apresenta de 08 a 26 de outubro uma mostra para homenagear dois dos mais importantes cineastas franceses, que encantam o público com suas obras há vários anos: Jean-Luc Godard e Alain Resnais.
Godard e Resnais tiveram suas carreiras consolidadas pelo movimento da Nouvelle Vague. Movimento surgido na França, na década de 50, caracterizado pelas inovações na linguagem e pela "teoria do autor", que difundia a idéia de que o diretor era capaz de imprimir em seus filmes uma visão pessoal acerca da sociedade. De fato, Resnais e Godard são grandes autores na história do cinema, uma vez que imprimem traços inconfundíveis em suas obras.
Godard visa romper com o realismo cinematográfico do cinema de Hollywood, elucidando ao espectador o caráter fílmico de suas obras, buscando inseri-lo na engrenagem dos filmes. A obra de Godard é marcada por uma constante revelação do aparato cinematográfico, de modo que ao contrário do que acontece com o cinema americano, o filme não funcione como mera mímese da realidade, mas agregue a ela a realidade dos processos de filmagem e edição.
Alain Resnais também rompe com a narrativa clássica hollywoodiana. Além disso, calca suas obras em temas sobre tempo, memória e a existência humana.
Resnais e Godard possuem carreiras longas e duradouras. Assim sendo, a mostra visa oferecer um panorama que abranja seus filmes mais antigos e suas obras mais recentes.
Alguns filmes enfocam angústias e dores dos relacionamentos. E o caso de O Desprezo de Godard, que mostra a relação de um casal se deteriorando até atingir o auge da crise com o surgimento de outra pessoa. Temática semelhante há em Uma Mulher É uma Mulher também de Godard. Nesse filme temos um relacionamento entrando em crise a partir do momento em que os desejos de um casal entram em conflito e, uma vez mais temos o surgimento de outra pessoa na história. Nesse caso, porém, o ponto de vista feminino traz ironia e leveza a abordagem do tema.
As cirandas da vida, em que vários personagens vivem individualmente, mas suas vidas inevitavelmente se intercalam aparece em filmes como Medos Privados em Lugares Públicos e também em Amores Parisienses, ambos de Alain Resnais.
A interação com outras formas de arte, é apresentada através do filme Passion, uma vez que Godard apresenta uma obra sobre a realização de um filme sobre os gênios da pintura.
Histórias de amor trágicas também possuem seu lugar na mostra: O Pequeno Soldado mostra a história de um soldado desertor que se apaixona ao se refugiar em Genebra; e O Demônio das Onze Horas nos apresenta a dois amigos antigos que se reencontram, vivem uma noite de paixão e se envolvem em enrascadas que acabam por dar um final trágico para a história de ambos.
Enfim, complexidade e poesia; ruptura e inovação; ousadia: assim são os filmes desses dois grandes diretores.

Ricardo Mordoch e Rúbia Rebeca Neri.