MACHINA


Apresentação

O Machinima é uma forma contemporânea de produção de vídeos a partir de videogames. A inovação do Machinima manifesta-se na maneira como seus realizadores articulam as imagens do videogame a partir de técnicas de organização da visualidade de outros meios. Como as palavras "cinema", "animação" e "máquina" que se fundem no termo Machinima, outros meios e linguagens, misturam-se nesta forma midiática conferindo-lhe um caráter híbrido.
Quando assistimos a um Machinima, não vemos apenas um vídeo que pretende simular outro meio ou o aspecto material de outra imagem. Vemos nossa capacidade de comunicar por imagens, de articulá-las conforme nossas demandas enunciativas.
A partir de uma amostra de trabalhos traçamos tanto um panorama da diversidade de produções em Machinima como também apresentamos algumas informações que permitem perceber a sua complexidade.

***

PROGRAMAÇÃO MOSTRA MACHINIMA CINUSP

A programação é dividida em 6 programas que agrupam trabalhos que compõem o panorama da produção em Machinima.
Os programas são:

PROGRAMAI-SEMINAIS
Nesta seleção estão agrupados trabalhos de importância histórica no desenvolvimento da produção de Machinima. Alguns trabalhos marcam o momento em que o Machinima surge e outros marcam momentos chave no desenvolvimento deste tipo de produção.

PROGRAMA II - EXPERIMENTOS VISUAIS, ABSTRATOS
A visualidade destes trabalhos convoca olhar do espectador a agir para reorganizar as imagens. Estes Machinimas trabalham numa linguagem poética, buscam destruir a percepção do espaço-tempo como um contínuo e da imagem como uma estrutura naturalmente denotativa. São ensaios visuais em torno da relação do olhar com a imagem.

PROGRAMA III - HISTÓRIAS VISUAIS (30 MINUTOS)
Há um grande influência sobre boa parte da produção em Machinima de um modelo de cinema narrativo lógico-causal. Entretanto, alguns trabalhos buscam construir esta lógica valendo-se de uma relação entre som e imagem que não é da sincronia. São narrativas audiovisuais.

PROGRAMA IV-METAS
Este Programa apresenta trabalhos que revelam um pensamento de seus autores sobre o ato criativo do Machinima, o videogame e o próprio meio digital.

PROGRAMA V - SÉRIES E NARRATIVOS
A construção de obras baseadas em modelos audiovisuais de séries televisivas e filmes narrativos é a forma mais presente na produção em Machinima.

PROGRAMA VI - PRODUÇÃO DA OFICINA CINUSP
Obras produzidas pelos alunos da oficina oferecida pelo Cinusp.