Machina

Programa IV - Metas

31 de dezembro de 9999 - 23h59

Ficha técnica

Vários
Vários
The Wizard of OS - The Fish Incident (4min).
Este trabalho repleto de referências visuais à outras obras, cientistas e visualidades de outros meios, busca questionar a representação espacial convencionada e própria forma de organização do pensamento. Assim questiona o espaço da tela, seu funcionamento como "janela" para o mundo e a incapacidade humana de organizar e padronizar o conhecimento humano, mesmo valendo-se de tanta tecnologia.

Google Stooge (2009, Phil Rice, 4min).
Uma reflexão sobre o peso das tecnologias, principalmente da Internet, na vida das pessoas contemporâneas. O autor ironiza como o "Google Stooge" é "perfeito" para solucionar qualquer demanda de organização e comunicação comum no contidiano.

Grand Theft Mario (2009, TJ Barry of Euphorian Films, 2min).
De forma sucinta, o autor ataca dois pontos relacionados às questões levantadas sobre como os videogames violentos exercem influência sobre o comportamento. Primeiro o fato de que a violência nos videogames não ser algo novo, segundo sua relação direta com o comportamento dos jogadores.

My Second Life - The Video Diaries of Molotov Alva (5min).
Este Machinima é o primeiro de uma série de vídeos denominados pelo autor como os primeiros documentários da vida virtual. Realizado no Second Life o protagonista Molotov Alva questiona sua existência. Acompanhando a busca do personagem por respostas, o autor levanta diversas questões pertinentes não só à vida virtual como também à vida cotidiana e principalmente à vida contemporânea permeada por tecnologia e rede sociais

Broken Obama (2006, Phil Rice, 3min).
Mais um trabalho que utiliza a comicidade para abordar o processo de construção de discurso e ainda como a tecnologia pode escamotear a percepção da realizade. É um trabalho crítico sobre forma e conteúdo. Na situação mostrada no vídeo o então candito à presidência Barak Obama está discusando quando o "teleprompter" para de funcionar, deixando-o sem palavras.

Red Redemption (John Hillcoat, 2010, 30min).
Este filme de 2010 demonstra um estado da arte do Machinima hoje, numa produção que não só utiliza a linguagem do cinema como modelo, mas também seus profissionais e recursos financeiros. O autor John Hillcoat é director cinematográfico americano e reconhecido por seu filme de "western" "A Proposta" (2006). Convidado pelo fabricante do videogame de mesmo nome o diretor então criou este filme de 30 minutos apenas com imagens do videogame que direcionou para seus objetivos artísticos. No filme o protagonist John Marston persegue seu antigo companheiro for a da lei Bill Williamson. Ao longo do caminho, Marston esbarra no enredo do próprio videogame.

Sonata for the Desperation of a Small Hero (80 min, 2007, Les Riches Douaniers).
Ganhador do prêmio de menção honrosa no Machinima Film Festival de 2008, este filme apresenta um ensaio visual experimental onde acompanhamos o herói enquanto cavalga por um mundo de sonhe. A plasticidade do trabalho e as opções estéticas para compor a narrativa são o diferencial da obra que aponta um caminho particular para o desenvolvimento de obras de longa duração num registro méis experimental.

Ultimatum (Nonsense Studio, 2009, 30min).
O trabalho de decupagem e montagem de Ultimatum merecem especial destaque, pois, demonstram como o ambiente do GTA IV pode servir para produção de obras sofisticadas e diferenciadas. Acompanhamos a história de Chris um mecânico que tem seu cotidiano totalmente perturbado por acontecimentos relacionados ao seu irmão. Este projeto de realizadores russos constituiu uma linguagem própria ao grupo que desenvolve outros filmes com o mesmo impacto visual.

PROGRAMA IV - METAS