DESLOCAMENTOS IBERO-AMERICANOS
Acompanhando o movimento de integração Ibero-Americana, trazido pelo CONFIBERCOM 2011 (I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana) que ocorrerá do dia 1 ao dia 6 de Agosto, o CINUSP “Paulo Emílio” aproveita esta oportunidade para apresentar a mostra Deslocamentos Ibero-Americanos.
Deslocamentos implicam entrelaçamento físico e a ultrapassagem das fronteiras entre os países, neste caso, entre os que compõem a América Latina e a Península Ibérica. São países que formam uma trama histórica e etnológica, englobando questões culturais, políticas e sociais. As heroínas, heróis e anti-heróis dos filmes selecionados saem de suas casas e trafegam por essa região em busca de soluções, memórias ou fugas.
É interessante perceber como a proximidade geográfica define uma identidade cultural para esse grupo, assim como a proximidade cultural se transforma em proximidade geográfica, no caso de Espanha e Portugal com os países americanos. Mas, apesar da identidade latina em comum, esses países guardam muitas diferenças entre si, e é isso que motiva as personagens: o desejo do desconhecido, a projeção do novo e o risco por outra vida.
Algumas vezes esse deslocamento é motivado pela esperança de encontrar um lugar melhor, como em Terra Estrangeira. Em outras, é motivado por um desejo de fuga contra alguma forma de coesão, como vemos em XXY, e em outras, são deslocamentos ocasionais que revelam grandes mudanças nas vidas de seus personagens, como vemos no filme Diários de Motocicleta.
Mas, sempre que nos desterritorializamos de nossa terra natal, algo fica; a saudade ou alguém que ficou para trás. Esse é o assunto do filme Whisky, que conta a história do retorno de um uruguaio à sua terra natal, pela ocasião da morte de sua mãe, onde vai de encontro com o seu irmão e seu passado.
Nesses filmes a mudança narrativa é marcada pela mudança espacial; pois é o espaço que configura o desenvolvimento da trama.É aqui que essa mostra atinge a totalidade do seu objetivo; tratar do espaço Ibero-Americano sem se prender somente às questões locais de cada país, já que em cada filme há uma figura - o personagem - e um fundo - os países pelos quais transita - em relação.
Boas Sessões!
Breno Benedykt e Pedro Cortese.