O Cinema do Distanciamento

O Medo Consome a Alma

24 de maio de 2012 - 16h00

Sinopse

Uma senhora viúva se apaixona por um homem negro e muçulmano 20 anos mais novo. Eles decidem se casar e, juntos, enfrentam as opiniões contrárias das pessoas quanto ao relacionamento. Porém, ao mesmo tempo em que vão vencendo as dificuldades e preconceitos, começam a questionar a relação.

Rainer Fassbinder visita o gênero do melodrama em O Medo Consome a Alma, adaptando-o ao seu estilo pessoal. Frente ao método melodramático por excelência, o acting-out, ou a atuação que prioriza a exteriorização dos sentimentos, Fassbinder retrata suas personagens com uma interiorização do sentimento e simplificação de conflitos interiores. A profusão que caracteriza o melodrama aqui é seca e econômica, e isso instaura um conflito para o espectador, que vê uma trama marcada por características do melodrama, como a idealização amorosa e o conflito entre o desejo e a sociedade, mas sem sua estética do excesso. Esse conflito permite que analisemos melhor a personagem como ela é em comparação com o que o gênero dita que deveria ser, ou seja, temos uma visão que engloba o universo do filme e de fora do filme, uma visão que tem presente no filme as suas referências.

Ficha técnica

Angst essen Seele auf, Exibição em Cópia Digital, Alemanha, 1974, 93min, Cor, Direção: Rainer Fassbinder, Elenco: Brigitte Mira, El Hedi Ben Salem, Barbara Valentin, Irm Hermann, Classificação indicativa: 14 anos

O Medo Consome a Alma