HOMENAGEM A CARLOS REICHENBACH


Ainda participando da comoção que tomou conta da comunidade cinematográfica e artística da cidade de São Paulo, o CINUSP Paulo Emílio apresenta uma pequena mostra em homenagem ao cineasta Carlos Reichenbach, falecido no dia 14 de junho último, justamente o dia de seu aniversário de 67 anos.

Carlão, como era conhecido, foi um dos maiores expoentes do cinema independente brasileiro, realizando filmes ousados com baixo orçamento, sempre tendo a cidade de São Paulo como uma de suas grandes personagens. Com mais de vinte filmes dirigidos ao longo de toda sua carreira e colecionando uma série de prêmios em festivais nacionais e internacionais, inclusive como fotógrafo, produtor e até ator, Reichenbach permanecerá para sempre como um dos grandes nomes do movimento consolidado na Boca do Lixo paulistana, desde sua formação na Escola Superior de Cinema São Luís, ao lado de nomes como Luis Sérgio Person, João Callegaro, Rogério Sganzerla, José Mojica Marins e Jairo Ferreira, seu grande amigo. Reichenbach também foi professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde ministrou aulas direção no antigo curso de Cinema e Vídeo. Cinéfilo declarado, Carlão sempre se manteve próximo aos circuitos culturais de cinema, promovendo e participando de mostras e debates, sempre com grande paixão pelo cinema e generosidade com o público. O cineasta, reconhecido e querido por muita gente no meio cinematográfico, deixa-nos uma vasta obra, da qual o CINUSP Paulo Emílio exibe alguns pontos marcantes.

Estão presentes nessa breve retrospectiva cinco dos mais importantes longas-metragens dirigidos por Carlos Reichenbach (inclusive o último que concluiu, Falsa Loura, de 2007, e o polêmico e original Filme Demência, tido por muitos fãs e críticos como um dos grandes filmes do cinema paulistano dos anos 1980) e três curtas-metragens (O M da Minha Mão, Sangue Corsário e Esta Rua Tão Augusta), incluídos como complemento às sessões de alguns destes longas. A programação inclui ainda três documentários, dois de curta e um de média-metragem, sobre a Boca do Lixo e seus personagens, conhecidíssimos de Carlão, que comparece em todos estes três filmes dando depoimentos em que se torna evidente o seu amor pelo cinema, por São Paulo e pelos seus colegas.