IRLANDA, CINEMA, MEMÓRIA: THADDEUS O’SULLIVAN


Em parceria com a Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats da Universidade de São Paulo, a Editora Humanitas, a Cia. Ludens e o LAICA – Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP, o CINUSP Paulo Emílio apresenta, de 5 a 9 de agosto, exclusivamente na sala da Cidade Universitária e em sessões às 19h, uma breve retrospectiva da obra do cineasta irlandês THADDEUS O'SULLIVAN, na qual estão reunidos alguns de seus filmes mais importantes. A mostra serve como introdução ao trabalho do realizador e como preparação para o workshop que o próprio Thaddeus O’Sullivan apresenta na Escola de Comunicações e Artes no dia 23 de agosto, mesma data em que ganha lançamento nacional um livro acompanhado de DVD sobre seu curta-metragem A Mulher que se Casou com Clark Gable.

Reunindo desde um dos primeiros sucessos de público e crítica dirigidos por O’Sullivan, Noiva de Dezembro, lançado em 1990, até seu mais recente longa-metragem, Cinema Stella, de 2011, a mostra IRLANDA, CINEMA, MEMÓRIA: A OBRA FÍLMICA DE THADDEUS O’SULLIVAN conta ainda, nos dias 7, 8 e 9 de agosto, com sessões apresentadas, contextualizadas e complementadas por debates com o professor Dr. Lance Pettitt, do St. Mary’s University College, em Londres, e da professora Drª. Beatriz Kopschitz Bastos, da Cátedra W. B. Yeats de Estudos Irlandeses da USP.

Essa retrospectiva da obra de Thaddeus O’Sullivan visa a preparar aos interessados para a oficina ministrada pelo próprio cineasta no dia 23 de agosto, no Auditório A do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP, durante a qual ele pretende exibir e discutir trechos de seu trabalho experimental realizado nos anos 1970 e dois filmes de curta-metragem que realizou na década de 1980: Jack B. Yeats: Assembled Memories 1871-1957 e A Mulher que se Casou com Clark Gable.

Além da mostra e da oficina, a vinda do cineasta irlandês a São Paulo motiva também o lançamento do livro e DVD A Mulher que se Casou com Clark Gable, que conta com noite de autógrafos, coquetel, apresentação musical e debate entre os convidados, realizado na unidade Lorena da Livraria da Vila, também no dia 23 de agosto. Essa edição especial bilíngue, publicada pela Cátedra W. B. Yeats da USP em parceria com a editora Humanitas, inclui o DVD legendado em português e espanhol de A Mulher que se Casou com Clark Gable, o roteiro do filme e o conto original do escritor irlandês Sean O’Faolain do qual ele foi adaptado, além de artigos críticos, fotografias, filmografia e bibliografia do diretor. Trata-se do segundo volume da série A Irlanda no Cinema – Roteiros e Contextos Críticos.

Thaddeus O’Sullivan nasceu em Dublin em 1947 e graduou-se no Royal College of Art, em Londres. Começou sua carreira como cineasta durante a emergência da chamada geração new wave do cinema irlandês. Tem mais de vinte filmes creditados em seu nome como diretor, além de inúmeros títulos como diretor de fotografia.
 

CONVIDADOS:

BEATRIZ KOPSCHITZ BASTOS é mestre pela Northwestern University de Chicago e doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo, com tese na área de Estudos Irlandeses. Sua pesquisa de pós-doutorado sobre o teatro irlandês contemporâneo foi desenvolvida na Universidade Federal de Santa Catarina e no Trinity College de Dublin. Seu trabalho como coeditora de publicações inclui A New Ireland in BrazilA Garland of WordsIlha do Desterro 58 – Contemporary Irish Theatre, e The Uncle Jack, de John T. Davis, primeiro volume da série A Irlanda no Cinema – Roteiros e Contextos Críticos. Atua como pesquisadora convidada na Cátedra W. B. Yeats de Estudos Irlandeses da USP e representante do Brasil na IASIL – The International Association for the Study of Irish Literatures. É diretora da ABEI – Associação Brasileira de Estudos Irlandeses e produtora de peças irlandesas junto ao grupo de teatro Cia. Ludens.

CRISTIAN BORGES é professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Doutor em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle, mestre em Cinema pela Universidade de Bristol, Reino Unido, e bacharel em Comunicação Social – Cinema e Vídeo pela Universidade Federal Fluminense. Cineasta, escreveu e dirigiu sete curtas-metragens, em 16mm, 35mm e S-8mm, exibidos em diversos festivais de cinema no Brasil e no exterior. Foi um dos fundadores e coordenou por vários anos o Festival Brasileiro de Cinema Universitário, além de dividir a organização dos catálogos e a curadoria das retrospectivas consagradas a Agnès Varda, Alain Resnais, Novo Cinema Independente Alemão e Harun Farocki. Em teoria audiovisual, especializou-se em questões ligadas à Estética e ao estudo da composição fílmica, explorando atualmente o movimento nas/das imagens. É vice-coordenador do LAICA – Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual da ECA-USP, coeditor da Revista Laika e membro do conselho editorial da Significação – Revista de Cultura Audiovisual.

LANCE PETTITT é professor titular de Screen Media no St. Mary’s University College, em Londres. Sua pesquisa acadêmica é voltada para o cinema irlandês, TV, teoria e cultura da mídia, teoria da diáspora e do transnacional. Atuou como professor e pesquisador visitante na Queen’s University, em Belfast, e na Universidade de São Paulo, onde organizou, com a profª. Drª. Laura Izarra, a Mostra de Cinema Irlandês e ministrou o curso O Cinema e o Imaginário: Representações da Irlanda nos Contextos Anglo-Irlandês e Europeu. É autor de Screening Ireland: Film and Television Representation, de um estudo de ficção transposta para o cinema, December Bride, e de Irish Media and Popular Culture, além de ser coeditor de The Uncle Jack, de John T. Davis, primeiro volume da série A Irlanda no Cinema – Roteiros e Contextos Críticos.

THADDEUS O’SULLIVAN é um dos mais renomados cineastas irlandeses. Nascido em Dublin, em 1947, emigrou para a Inglaterra em 1966, graduou-se no Royal College of Art, em Londres, onde ainda reside, e começou sua carreira na geração da “new wave” do cinema irlandês. Com um currículo de mais de quarenta anos, O’Sullivan tem dezenas de  filmes creditados em seu nome como diretor e inúmeros títulos como diretor de fotografia. Sua obra inclui filmes experimentais das décadas de 1970 e 1980, como Flanagan (1974), A Pint of Plain (1975), On a Paving Stone Mounted (1978) e Jack B. Yeats: Assembled Memories, 1871-1957 (1981), além de sucessos de público e crítica a partir da década de 1990, como Noiva de Dezembro, premiado com a Rosa de Prata no Festival de Bérgamo, na Itália, Nada Pessoal, indicado ao Leão de Ouro do Festival de Veneza e premiado na Europa, Um Criminoso DecenteThe Heart of Me e Cinema Stella. O’Sullivan continua a trabalhar para o cinema, mas tem também se dedicado a telefilmes e séries para a televisão, tais como Tempos de Tormenta,Single HandedSilent WitnessAmber e Vera.