Amor e Raiva
Sinopse
Filme-antologia composto por cinco curtos segmentos, Amor e Raiva é um registro histórico de uma época de intenso engajamento político e das visões de diferentes diretores sobre assuntos contemporâneos. No primeiro segmento, A Indiferença, dirigido por Carlo Lizzani, uma mulher é estuprada em frente a seu prédio em Nova York enquanto seus vizinhos assistem à cena com indiferença. Em Agonia, de Bernardo Bertolucci, o grupo teatral Living Theatre encena o sofrimento de um homem moribundo. A Sequência da Flor de Papel, dirigido por Pier Paolo Pasolini, mostra um jovem andando alegremente com uma flor de papel pelas ruas de Roma enquanto imagens de arquivo resgatam os horrores da guerra. No quarto segmento, O Amor, de Jean-Luc Godard, um casal discute sobre cinema enquanto observa outro casal conversando sobre amor. Em Discutamos Discutamos, o segmento final dirigido por Marco Bellocchio e Elda Tattoli, um grupo de estudantes universitários em greve toma uma sala de aula e começa um debate sobre revolução.
De uma perspectiva estudantil, Amor e Raiva é talvez um dos filmes mais adequados para acompanhar a mobilização da USP. Se por um lado a multiplicidade dos temas abordados e a busca pela renovação estética têm afinidade com a urgência das demandas dos estudantes, por outro, a fragilidade e a beligerância evidente de alguns dos discursos aponta para a necessidade constante de autocrítica do movimento.
Ficha técnica
(Amore e Rabbia)
França/Itália, 1969, cor, digital, 102
direção: Bernardo Bertolucci, Carlo Lizzani, Elda Tattoli, Jean-Luc Godard, Marco Bellocchio, Pier Paolo Pasolini
elenco: Tom Baker (segmento A Indiferença); Julian Beck, Jim Anderson, Judith Malina, Giulio Cesare Castello (segmento A Agonia); Ninetto Davoli, Rochelle Barbini, Aldo Puglisi (segmento A Sequência da Flor de Papel); Christine Guého, Nino Castelnuovo (segmento O Amor); Marco Bellochio (segmento Discutamos Discutamos)