Dança como Cinema

Programa Diretoras e Coreógrafas

16 de agosto de 2016 - 17h30 - Cinusp Paulo Emílio
25 de agosto de 2016 - 16h00 - Cinusp Paulo Emílio
27 de agosto de 2016 - 18h00 - Cinusp Maria Antônia

Sinopse

Em Dissonant (presente na Bienal de Arte de SP de 2010) de Manon de Boer, a repetição, própria à dança aparece interagindo com a linguagem audiovisual. Hand Movie apresenta uma coreografia minimalista que filmada em close aparece como deflagadora dessa dança como cinema, na medida em que só vemos uma mão dançando na tela, isolada do corpo filmado. Hand Movie foi realizado quando a diretora estava confinada em uma cama de hospital se recuperando de uma cirurgia e impossibilitada de dançar e é o primeiro filme de Yvonne Rainer, que considera Water Motor, da renomada realizadora Babette Mangolte  “o melhor filme-dança já feito”. 

Hand Movie

EUA, 1966, p&b, 7’

direção: Yvonne Rainer

Calico Mingling

EUA, 1973, p&b, 10’

direção: Babette Mangolte

Water Motor

EUA, 1978, p&b, 9’

direção: Babette Mangolte

Dissonant

Bélgica, 2010, cor, 11’

direção: Manon de Boer

Programa Diretoras e Coreógrafas