NOVOS OLHARES SOBRE TAIWAN


Em agosto de 2018, o CINUSP Paulo Emílio realizou sua primeira mostra de cinema de Taiwan, apresentando 17 longas-metragens dos consagrados diretores Hou Hsiao-hsien, Edward Yang, Tsai Ming-liang, Chang Tso-chi, Sylvia Chang, Wang Toon e Ang Lee, vários deles inéditos no Brasil e/ou em cópias restauradas. Em 2019, a mostra Novos Olhares sobre Taiwan traz uma seleção de filmes taiwaneses com alguns recortes específicos e interseccionais, levando em consideração toda uma gama de novas experiências e novos cineastas ainda largamente desconhecidos ou ignorados pelo público e pelos festivais de cinema brasileiros. 

Nosso principal objetivo curatorial foi selecionar títulos que representassem essa cinematografia a partir do ano 2000, em suas diferentes vertentes. Dois filmes contemplam o trabalho de dois grandes mestres do cinema de Taiwan, rumo a novas direções no século XXI: As coisas simples da vida, de 2000, obra-prima de Edward Yang premiada como melhor direção no Festival de Cannes em 2000, e Desejo e perigo de Ang Lee, ganhador do Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2007.

Representando uma nova geração de diretores-autores temos o mianmarense-taiwanês Midi Z com O caminho para Mandalay, premiado longa-metragem de 2016. Já o viés mais comercial exibido pelo cinema de Taiwan no novo século, quando jovens diretores trouxeram uma alternativa financeiramente saudável ao cinema de cunho autoral dos anos 1980 e 1990, vem contemplado na obra de Wei Te-sheng, diretor do filme de maior bilheteria na história do cinema de Taiwan, Cape No. 7, de 2008, e co-produtor e co-roteirista de Kano, sucesso comercial de 2014. Outros exemplos dessa tendência são a comédia romântica Au revoir Taipei, de 2010, e o drama A recepcionista, de 2016.

Completando esse panorama do cinema do século XXI, escolhemos uma seleção de filmes com temática gay e lésbica para celebrar a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em Taiwan em 2019, até então inédita na Ásia. Teremos a exibição dos filmes contemporâneos Thanatos, drunk de 2015, dirigido pelo veterano Chang Tso-chi, Querido ex, da diretora Mag Hsu de 2018, em paralelo à exibição inédita e em cópia restaurada de The outsiders, de Yu Kan-ping, realizado em 1986 e considerado o “primeiro filme gay” de Taiwan. O recorte curatorial inclui também uma mini-retrospectiva de cinco filmes deste cineasta, que nos brindará com uma visita especial durante a mostra (mais informações sobre Yu Kan-ping, seus filmes e sua visita podem ser encontradas mais adiante nesse catálogo). 

Teremos ainda a exibição inédita de The end of the track (1970), de Mou Tun-fei, cineasta morto em maio de 2019 e cuja memória será celebrada com a apresentação de seu segundo longa-metragem, censurado pelo governo nacionalista nos anos 1970 e recentemente redescoberto e restaurado. 

Finalmente, a mostra destaca novas abordagens e tecnologias que vêm revolucionando a forma cinematográfica ao trazer para o Brasil um dos primeiros filmes em realidade virtual do mundo, The deserted, realizado pelo mestre Tsai Ming-liang em colaboração com a empresa taiwanesa HTC. Acreditamos que esse filme una dois traços distintos de Taiwan, seu enorme talento cinematográfico e sua tradição de avanço tecnológico.

A exibição inédita de The deserted é um marco na história do CINUSP Paulo Emílio e completa essa mostra repleta de filmes inéditos, redescobertos e restaurados que procuram dar a dimensão da riqueza cinematográfica, cultural, tecnológica e artística de Taiwan. 

Boas sessões!

Cecília Mello
Kelly Hsieh
 
臺灣電影新視角

2018年八月,聖保羅大學電影學院保羅艾密利歐中心首次舉辦臺灣電影展,展出十七部劇情片,大多數都未曾在巴西公開放映,包括有侯孝賢、楊德昌、蔡明亮、張作驥、張艾嘉、王童及李安等導演的作品。2019年,《臺灣電影新視角》再次帶來許多獨特的臺灣影片,期望透過此次在巴西的電影節,引進許多尚不為人知卻擁有嶄新表現的新製作,或是長久以來被忽略的經典作品。

今年的主要策展方向著重於2000年以降不同流派的代表性電影。我們選擇了將21世紀的臺灣電影走進新方向的兩部大師級臺灣導演作品:楊德昌榮獲2000年坎城影展最佳導演獎的《一一》,李安在2007年拿下威尼斯影展金獅獎的《色戒》。在新生代的編導方面,我們有緬甸臺僑編導趙德胤2016年導演的《再見瓦城》,此片同樣榮獲威尼斯影展國際影評週最佳影片、香港金像獎最佳兩岸華語片。

臺灣電影在新的世紀改變了過去對商業導向的偏見,年輕導演們將 1980至 1990年代創作者導向的電影模式,轉化為結合健全財務贊助的商業形式,首例便是由魏德聖在 2008年導演的《海角七號》,此片創下臺灣電影史上的最高票房。由他共同製作並聯合編劇的電影《Kano》,同樣在2014年創下成功票房。其他同一趨勢下的電影還有 2010年的浪漫喜劇《一頁臺北》,以及 2016年的劇情片《接線員》。

綜觀 21世紀的電影全貌,我們特別規劃一系列同志議題影片,以突顯並同賀 2019年臺灣成為亞洲第一個通過性別平等婚姻的合法國家。此次將展出張作驥2015年的作品《醉生夢死》、2018年徐譽庭與許智彥共同執導的《誰先愛上他的?》,以及曾因審查制度被多次電檢剪去許多敏感片段的臺灣第一部同志電影,虞戡平導演1986年的作品《孽子》。

牟敦芾導演 1970年的作品《跑道終點》,在具有審查制度的70年代被列為禁片,從未正式上映,其作品精湛地呈現了臺灣 50至 60年代的社會現象與階級議題的探討,一直為國際各紀錄片影展所推崇。令人遺憾的是,牟導演在今年五月辭世,本影展特展出此片向牟導致敬。

最後,本次影展還有一大亮點在於引進了全新科技的革新電影形式到巴西,由蔡明亮與宏達電合作的虛擬實境電影《家在蘭若寺》,為首部華語VR電影長片。我們相信此片結合了臺灣的兩大特色,才華洋溢的電影人才與突破傳統的高端科技。《家在蘭若寺》的展出是聖保羅大學電影學院保羅艾密利歐中心的一個重要里程碑,同時完整了此次影展的目的,將未曾正式發表的精彩作品、經典重現、社會新議題與最新科技形式的臺灣電影帶給巴西民眾,傳達出臺灣豐蘊的電影維度、文化、科技與藝術。

策展人:Cecília Mello/Kelly Hsieh 謝如欣


Novos olhares sobre Taiwan

Taiwan contrasta seu tamanho acanhado com uma enorme riqueza cinematográfica e desenvolvimento tecnológico. Entre os dias 30 de setembro e 20 de outubro o CINUSP realiza a mostra NOVOS OLHARES SOBRE TAIWAN, com uma ampla gama de experiências cinematográficas e novos cineastas ainda desconhecidos do público brasileiro.