TAIWAN: RAÍZES E HORIZONTES


Em agosto de 2018, o CINUSP Paulo Emílio realizou sua primeira mostra de cinema de Taiwan, apresentando 17 longas-metragens dos consagrados diretores Hou Hsiao-hsien, Edward Yang, Tsai Ming-liang, Chang Tso-chi, Sylvia Chang, Wang Toon e Ang Lee, vários deles inéditos no Brasil e/ou em cópias restauradas. Em 2019, a mostra “Novos Olhares sobre Taiwan” voltou a exibir a cinematografia da ilha a partir de recortes específicos e interseccionais, levando em consideração toda uma gama de novas experiências e novos cineastas ainda largamente desconhecidos ou ignorados pelo público e pelos festivais de cinema brasileiros. Nesta ocasião, destacou-se a apresentação do longa-metragem de ficção em Realidade Virtual The Deserted, realizado pelo mestre Tsai Ming-liang em colaboração com a empresa taiwanesa HTC. 

Em 2022, após o período pandêmico, o CINUSP volta a Taiwan com a mostra Raízes e Horizontes, que apresenta uma nova seleção de filmes taiwaneses contemporâneos incluindo duas obras em realidade virtual produzidas pela HTC, The Making of de Midi Z, um dos diretores de maior destaque hoje no cinema asiático, e Mr. Buddha de Lee Chung.

The Making of gira em torno de uma câmera 3D VR 360 e emprega o formato de um pseudodocumentário metalinguístico, desdobrando-se em um “filme dentro de um filme dentro de um filme”. Derivado de Nina Wu, filme de abertura da mostra também dirigido por Midi Z, The Making of traz novas dimensões para o universo do longa, que acompanha as experiências de abuso físico e psicológico sofrido por uma jovem atriz diante de seu primeiro grande papel no cinema. 

Nina Wu foi lançado no Festival de Cannes em 2019, ano no qual o CINUSP exibiu o filme anterior do diretor Midi Z, O caminho para Mandalay. Ambos são protagonizados pela atriz Wu Ke-xi, que assinou o roteiro de Nina Wu e que gentilmente nos concedeu uma entrevista, a ser divulgada no período da mostra, na qual fala sobre sua inspiração criativa e segredos dos bastidores. 

Além de Nina Wu, a mostra conta com outros 14 longas-metragens que podem ser divididos em três subtemas: "Clássico e Moderno", "Gênero e Sexualidade" e "Aborígenes de Taiwan".

"Clássico e Moderno" traz a obra-prima A Assassina, dirigida pelo mestre Hou Hsiao-hsien. O filme revisita elementos do cinema de artes marciais, um dos gêneros mais perenes na história do cinema do leste asiático, indicando a tendência de filmes taiwaneses que transportam elementos clássicos para os tempos modernos. O Sol de Chung Mong-hong, The Bold, the Corrupt and the Beautiful de Yang Ya-che (estrelado por Wu Ke-xi), My Missing Valentine de Chen Yu-hsun, e a animação especial deste ano On Happiness Road, da diretora Sung Hsin-yin, laureados com prêmios de melhor filme no Festival de Cinema Golden Horse, completam esse grupo.

Como o primeiro território na Ásia a legalizar o casamento homoafetivo, Taiwan vem se destacando como um importante polo de defesa dos direitos da comunidade LGBT+ e da igualdade de gênero neste vasto continente. A série de filmes de temática LGBT+ na mostra, inaugurada em 2019, inclui este ano a coprodução internacional Moneyboys, que estreou no Festival de Cannes de 2021; Dear Tenant, cujo ator principal Mo Tzu-yi foi premiado por sua atuação no Golden Horse de 2020; e Drifting Flowers, a narrativa tripartite de 2008 da diretora lésbica Zero Chou. A seleção é coroada pelo recém-restaurado e redescoberto Escola de Garotas, filme lésbico de Lee Mi-mi de 1982, cuja exibição inédita no Brasil marca seu aniversário de 40 anos e faz um par harmonioso com a seleção em 2019 do filme gay The End of the Track (1970), de Mou Tun-fei. 

Dando continuidade à seleção de filmes de temática aborígene inaugurada sob a curadoria do diretor Yu Kan-ping durante sua visita especial ao CINUSP em 2019, a mostra conta este ano com outros cinco filmes sobre o tema. A obra-prima épica Warriors of the Rainbow: Seediq Bale, dirigida por Wei Te-sheng, trata do episódio histórico conhecido como “Rebelião Musha”, ocorrido em 1930, durante o qual o grupo aborígene Seediq se revoltou contra os colonizadores japoneses e padeceu um contra-ataque extremamente violento. Também sobre o episódio, exibiremos o documentário Pusu Qhuni, de Tang Shiang-chu, no qual os sobreviventes da rebelião contam sua história. Os outros três filmes de temática aborígene são os inéditos Long Time No Sea, Pakeriran e Listen Before You Sing, que trazem um panorama diversificado dos povos originários da ilha. 

O tema deste ano, “raízes e horizontes”, inspirou-se na diversidade que define Taiwan, contemplando a redescoberta e valorização de suas tradições aborígenes bem como os avanços de uma sociedade marcada pela inovação. Não se trata, contudo, de reforçar um falso binarismo, mas sim de celebrar a coexistência e a retroalimentação entre diferentes tempos e costumes, práticas e tecnologias, tradições e inovações. 

Com nossos votos de boas sessões, 

Kelly Hsieh謝如欣e Cecília Mello麗婭.梅洛



「臺灣電影的草根性視野」

歷經兩年的疫情,聖保羅大學電影學院保羅艾密利歐中心(CINUSP)的實體臺灣電影展總算如願在2022年9月底重啟,繼2019年首次引進蔡明亮導演與宏達電(HTC)合作的虛擬實境作品「家在蘭若寺」(The Deserted)之後,今年帶給巴西觀眾的VR饗宴為趙德胤的「幕後」(The Making of),以及李中的「董仔的人」(Mr. Buddha)。

「幕後」是電影「灼人秘密」中的一小段戲中戲,以VR的全空間視角呈現了劇中導演、演員與工作人員戲裡戲外的真實,在看過「灼人秘密」全片後,再以零死角鏡頭重新檢視這段精彩片段,將帶給觀眾不一樣的驚喜。

電影「灼人秘密」2019上映時,我們正在放映趙德胤導演、吳可熙主演的「再見瓦城」,當時便決意在隔年的影展將此片列為主要片單,並搭配VR短片,讓巴西觀眾享受完整的觀影經驗。受到Covid-19影響,雖然遲到卻不缺席,終於在今年圓夢,並邀請到該片的靈魂人物吳可熙接受我們的訪談,暢談創作靈感與幕後秘辛。

一如既往,我們將放映15部劇情長片,大致可分為三大主題,「經典與現代」、「性別平權」與「臺灣原住民系列」。

「經典與現代」從侯孝賢導演的「刺客聶隱娘」出發,侯孝賢的大師級地位與聶隱娘的武俠元素,可視為臺灣電影將經典邁向現代的代表。鍾孟宏的「陽光普照」、同為吳可熙主演的「血觀音」、陳玉勳編導的「消失的情人節」,以及今年特別加入的動畫片「幸福路上」,五部長片均為金馬獎最佳影片。

做為亞洲第一個通過性別平等婚姻的合法土地,臺灣對於性別平權的倡議不遺餘力,「性別平權」系列特別挑選了四部分別描述男女同志的故事,從社會價值保守時期隱晦暗喻的「女子學校」、不同世代探索自我性向的「漂浪青春」、跨國製作的「金錢男孩」,到跳出性別探討社會價值觀對同志偏見的「親愛的房客」,部部精彩亮眼。尤其「親愛的房客」男主角莫子儀,以細膩的演技拿下當年度包括金馬獎等多項大獎最佳男主角,今年有幸請到莫子儀為本影展錄製「親愛的房客」幕後秘辛,做為該片放映彩蛋,讓巴西觀眾在觀影同時,也能一睹影帝平日的風采。

延續2019虞戡平導演來訪時向巴西朋友們推廣的原住民主題電影,今年特別規劃臺灣原住民系列。魏德聖導演的史詩巨作「賽德克.巴萊」,堪稱臺灣原住民電影之經典,為彌補劇情片在史實上的模糊地帶,魏德聖在拍攝「賽德克.巴萊」時,特別讓攝影師湯湘竹同步拍攝並執導紀錄片「餘生--賽德克.巴萊」,我們特別將「餘生」紀錄片安排在後兩週場次,觀眾在看過「賽德克.巴萊」後,再補上紀錄片的知識,相信會更有感觸。去年甫上映的「聽見歌在唱」改編自原聲(Vox Nativa)成立的真實故事,和「只有大海知道」同樣表現出原住民孩子的好歌喉,「巴克力藍的夏天」則是由本身為原住民的勒嘎.舒米(Lekal Sumi)編導,別具意義。

今年的主題為「臺灣電影的草根性視野」,選擇以「草根性」(raízes)為主訴求的靈感來自於原住民系列,我們希望從最在地的原住民元素,延伸到當代生活與社會價值,甚至高科技的電影技術,透過這些最原始而純粹的電影視角,將臺灣文化呈獻給巴西的觀眾。

策展人:Kelly Hsieh謝如欣/Cecilia Mello麗婭.梅洛