POST MORTEM


O que vem depois da morte? Pilar essencial de diferentes religiões, o pós-morte é uma questão recorrente para a humanidade. Céu e inferno, reencarnações, espíritos, ou derradeiro fim. A inevitabilidade da morte e o desejo de saber o que vem depois é a motivação para diferentes artistas, que, há séculos, tentam desvendar os mistérios que essa travessia oferece. E no cinema não é diferente, com uma grande variedade de filmes que se propõem a imaginar esse lugar que nunca pode ser visto.

Entre os dias 31 de Outubro e 11 de Novembro, o CINUSP apresenta a mostra Post Mortem, com filmes que retratam diferentes ideias do que vem depois da morte. Seja através de narrativas fantásticas ou de efeitos especiais, o cinema constantemente usa o seu poder de ilusão para imaginar uma vida que continua mesmo após fim.

Vidas não concluídas se manifestam através de fantasmas que assombram o imaginário dos que permanecem, como em O Sexto Sentido, em que um psicólogo ajuda um garoto que se diz atormentado pela visão de pessoas mortas. Já em Tio Boonmee, Que Pode Recordar suas Vidas Passadas, o personagem título é diagnosticado com uma grave doença nos rins e decide passar os últimos dias no campo com sua família, até que o fantasma de sua falecida esposa surge para ajudá-lo. Aqui o fantasma não é uma presença que assombra o protagonista, mas sim uma figura que o auxilia em sua própria passagem. A memória dos familiares também é um elemento que atravessa toda narrativa, associando diretamente o momento da morte como uma espécie de reflexão sobre a vida e seus momentos.

A rememoração é elemento central da animação It’s Such a Beautiful Day, em que o protagonista é diagnosticado com uma doença terminal e ao longo do filme acompanhamos a deterioração de sua saúde. O filme mescla técnicas de animação tradicional com sequências live action para refletir o estado mental fragmentado do personagem. A morte e a travessia para outra vida, se torna território fértil para rememorar e reavaliar a própria vida, e fabular outras realidades para o que vem depois. Em Depois da Vida, os recém falecidos têm uma semana para decidir uma única memória de suas vidas, que serão recriadas por uma equipe de cineastas, que poderão levar para a eternidade. Aqui, o imaginário do cinema é associado diretamente ao além vida.

Uma das imagens mais comuns associadas ao além vida é a imagem de céu e inferno. Em O Diabo Disse Não, após ser mandado para o inferno e recusado pelo próprio diabo, um ex-playboy conta a história de sua vida na tentativa de convencer o príncipe das trevas de que o seu lugar é ali. Baseado na Divina Comédia, O Inferno retrata a ida do poeta Dante aos nove círculos do submundo, encontrando pecadores e torturas em sua jornada. O filme se destaca por ser uma das primeiras representações do inferno no cinema, com efeitos especiais que buscavam se assemelhar às ilustrações de Gustave Doré, chocando por sua violência para a época como forma de assustar os espectadores.

Os efeitos especiais também se fazem presentes em Orfeu de Jean Cocteau, que adapta o clássico mito grego, numa das sequências mais bonitas do cinema, com o protagonista atravessando um portal em busca de sua amada Eurídice no inferno. Já em Entre Quatro Paredes, adaptação da peça Huis-clos de Jean-Paul Sartre, o inferno é um grande hotel, onde após o check-in, os mortos são obrigados a ficarem eternamente com pessoas totalmente díspares de suas personalidades, disso nasce a famosa frase "o inferno são os outros".

Existe uma contradição fundamental na relação do cinema com o pós-morte, que é o fato dele não poder ser filmado. No curta-metragem O Ato de Ver Com os Próprios Olhos, tradução literal do termo autópsia, acompanhamos o funcionamento do necrotério de Pittsburgh, através de uma série de autópsias. Aqui, o cineasta Stan Brakhage retrata o único pós-morte passível de ser filmado: a morte do corpo, convidando o espectador a encarar a materialidade da carne.

Entre espaços cosmológicos, seres fantasmagóricos e contos que retratam a passagem entre diferentes planos, o CINUSP convida seus espectadores a descobrir diferentes formas de continuar a viver, mesmo após a morte, pelas travessias do cinema.