CINEMA EM NEGRO E BRANCO: IDENTIDADES ÉTNICAS EM QUESTÃO


31/10 - Debate após a exibição de O Rito de Ismael Ivo. Com: Lilia Katri Maritz Schwarcz - Linhas de pesquisa Teoria, método e História da Antropologia das populações afro-brasileiras e africanas. Áreas de atuação: Antropologia e História; Relações raciais entre negros e brancos. Principais trabalhos publicados: "O Espetáculo das Raças - Cientistas, Instituições e Pensamento Racial no Brasil: 1870-1930". São Paulo, Companhia das Letras, 1903. "As Barbas do Imperador: D. Pedro II, um Monarca Tropical". São Paulo, Companhia das Letras, novembro de 1998. Paulo Roberto Arruda de Menezes. Linhas de pesquisa: sociologia visual, sociologia do cinema, sociologia da arte, sociologia do cinema, cinema documental Áreas de atuação: sociologia do cinema, sociologia da arte. Principais trabalhos publicados: "Representificação: as Relações (im)Possiveis entre Cinema Documental e Conhecimento". Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 18, n. 51, p. 87-97, 2003. "Blow Up - Imagens e Miragens". Revista Tempo Social, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 15-35, 2000. Convidado: Noel dos Santos Carvalho. Bacharel em Ciências Sociais (USP), mestre em Multimeios (UNICAMP) e doutor em Sociologia (USP). É professor de cinema e video documental. Dirigiu os documentários O Catedrático do Samba (1998) e Novos Quilombos de Zumbi (2002). Atualmente realiza pesquisas em que relaciona representação racial, identidade étnica e produção audiovisual. Mediador: Luis Felipe Kojima Hirano. Graduando em Ciências Sociais. Atualmente, desenvolve a iniciação científica intitulada "Cinema em Negro e Branco: as Relações Raciais nos Filmes da Atlântida", sob orientação de Lilia Schwarcz.